exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Emprego: Setor das Tecnologias é o mais atraente para profissionais de todas as áreas

O estudo Randstad Awards 2015 realizado em 23 países ouviu milhares de pessoas que estão empregadas, ou em busca de trabalho, nas mais variadas áreas (Tecnologias da Informação, incluídos). A área das Tecnologias da Informação, da Tecnologia, e a das Ciências são as preferidas pelos profissionais.

  • 333

As razões para escolher um empregador mantêm-se muito similares às apuradas em estudos anteriores. Ou seja, também este ano, o salário e os benefícios dados pela entidade patronal encabeçam a lista dos critérios mais importantes quando alguém procura lugar numa empresa.

O estudo encomendado pela Randstad à ICMA recolheu os depoimentos de sete mil profissionais distribuídos por 23 países e espalhados por vários continentes. As idades dos inquiridos variou entre os 18 e os 65 anos. Uma amostra muito heterogénea onde existiam profissionais das mais diversas áreas.

Há algumas conclusões interessantes a reter no perfil do profissional das Tecnologias de Informação:

80% é masculino

81% tem educação superior (bacharelato ou mestrado)

70% está no grupo etário dos 25-44

Em Portugal, a Randstad confirma que a tipologia corresponde e que em 2012 ficaram por preencher 3900 empregos nas áreas das TI. Aliás, a própria Comissão Europeia estima que este ano esse número ultrapasse os 8000.

Esta é a 15ª edição deste estudo que serve, igualmente, para apurar quais as empresas mais atraentes para os profissionais. A Microsoft foi a vencedora desta edição do Randstad Award. A empresa foi escolhida por 67,8% dos inquiridos. A seguir ficou a Sony e, em terceiro lugar, a Samsung.

Veja o vídeo onde é entregue o prémio à Microsoft e são explicados os fundamentos deste prémio.

  • 333