exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung lidera nos smartphones mas mercado perde fulgor

A TrendForce analisou os dados mundiais referentes ao 2º trimestre deste ano e coloca a Samsung no topo das vendas. Apple, Huawei e Xiaomi vêm atrás, mas o mercado de smartphones não cresceu tanto quanto era expectável.

  • 333

Paulo Matos

De acordo com dados da TrendForce, a Samsung liderou o mercado mundial de smartphones no 2º trimestre deste ano com 26,8% de quota de mercado. A Apple ocupou a segunda posição com 16,4% e os lugares seguintes ficaram entregues a Huawei (7,6%) e Xiaomi (5,9%).

A consultora antecipa que a Apple conseguirá obter bons resultados no total do ano, já que a marca deverá lançar um novo iPhone em setembro. Para a Samsung, as expectativas são menos otimistas, já que a TrendForce salienta que as marcas chinesas – em particular, a Huawei – têm vindo a ganhar peso nos segmentos de entrada de gama e de gama média, pelo que o lançamento do Galaxy Note 5 deverá ser decisivo para os resultados do fabricante sul-coreano.

Feitas as contas, a TrendForce alerta que o mercado de smartphones não cresceu tanto quanto era expectável. Assim, para 2015, deverá registar-se um crescimento de 8,2%, um valor que fica abaixo dos 11,6% inicialmente previstos para este ano e a larga distância dos 26,5% verificados em 2014.