exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Líder da Toshiba demite-se

A apresentação de lucros “inflacionados” artificialmente levou à demissão de Hisao Tanaka. Metade da direção da Toshiba está de saída na sequência de uma auditoria externa à companhia.

  • 333

Kiyoshi Ota

Hisao Tanaka, CEO da Toshiba, vai ser substituído hoje por Masashi Muromachi, que assumiu até à data a presidência não executiva da empresa. Metade dos membros da direção deverão estar igualmente de saída, refere a Reuters.

As demissões foram anunciadas na sequência de um escândalo contabilístico que teve por origem a alteração dos números e índices financeiros com o objetivo de ludibriar o mercado com lucros que, alegadamente, não correspondem à verdade. Uma auditoria externa terá concluído que desde 2008 que as contas globais da Toshiba terão desrespeitado os critérios contabilísticos.

A imprensa internacional refere que a Toshiba terá apresentado lucros de 151,8 mil milhões de ienes (mais de 1,1 mil milhões de euros) durante os últimos anos. O que corresponde a cerca do triplo das estimativas que a companhia fixou inicialmente.

Além da revisão de contas, o “caso” poderá abrir caminho a aplicação de coimas.

  • 333