exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Lexus cria carro cuja cor varia consoante a pulsação do condutor

Um sensor cardíaco que transmite o sinal por Wi-Fi, uma placa de Arduino customizada e tinta especial transformaram um Lexus RC F num carro capaz de exprimir visualmente a ligação física e emocional que mantém com o piloto.

  • 333

A Lexus da Austrália desenvolveu um carro que reflete o ritmo cardíaco do condutor no exterior do veículo graças à utilização de tinta com capacidades de luminescência elétrica. A marca chama a este Lexus RC F adaptado com tecnologia biométrica o “carro da pulsação”, já que pretende exprimir visualmente a ligação física e emocional entre o automóvel e o piloto.

Mas a Lexus não esteve sozinha neste projeto, uma vez que contou com a colaboração da divisão de tecnologia da M&C Saatchi Australia e da Tricky Jigsaw. Segundo o Mashable, o desenvolvimento do veículo levou seis meses.

Neste carro, o ritmo cardíaco do condutor é enviado por wireless para uma placa Arduino customizada que se encontra na parte de trás do veículo. É esta placa que depois envia o sinal para os painéis exteriores do carro refletirem um padrão de cor predeterminado, funcionando de forma semelhante a um LED. Quando este sistema não está a funcionar, o automóvel apresenta prateado como cor.

Pode ver uma amostra do carro em ação no vídeo abaixo.

  • 333