exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone Portugal chega aos 600 Mbps nas redes móveis

A Vodafone reivindicou o pioneirismo das ligações a 600 Mbps na Europa. Os testes levados a cabo em parceria com a Qualcomm e a Ericsson prometem downloads de 1 GB em apenas 15 segundos.

  • 333

Hugo Séneca

A Vodafone Portugal acaba de reclamar o pioneirismo nas comunicações móveis de 600 Mbps. A operadora garante ser a primeira operadora móvel a alcançar tamanha largura de banda na Europa.

O potencial das redes 4G+ (LTE Advanced, também conhecida como “quarta geração e meia” das redes móveis) tem vindo a ser testado pela Vodafone em parceria com a Ericsson e a Qualcomm. Por enquanto, os 600 Mbps são um “exclusivo” dos ensaios laboratoriais levados a cabo pelas empresas: «A velocidade de 600 Mbps foi atingida recorrendo à largura de banda de três faixas de frequência (60MHz) agregadas e através da nova modelação de 256QAM, que permite, em boas condições de rádio, um aumento até 30% da velocidade de downlink atual», refere um comunicado da Vodafone.

A Vodafone Portugal não informa em que data poderá estrear comercialmente modalidades com uma velocidade de 600 Mbps, que permitirá descarregar «um vídeo em Ultra HD/ 4K de 1GB em cerca de 15 segundos».

A entrada na 4G+ já começou a ser preparada pela Vodafone e outros operadores móveis portugueses. Até à data, os planos de estreia da versão mais avançada da 4G são ainda desconhecidos. Os operadores móveis recordam que não há muitos terminais disponíveis no mercado – o que poderá funcionar como um travão ao lançamento de serviços acima dos 450 Mbps. Em 2020, prevê-se que tenha início a implementação da 5G (quinta geração de telemóveis). Esta data permite concluir, com maior ou menor margem de dúvida, de que a 4G+ deverá estrear comercialmente nos próximos cinco anos.

  • 333