exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Casa Branca não perdoa Edward Snowden

A Casa Branca manteve a resposta negativa à petição de perdão a Edward Snowden, que denunciou as práticas de vigilância ilegais da NSA e outras agências de espionagem.

  • 333

guardian.co.uk

A Casa Branca defende que Snowden devia ter usado os mecanismos oficiais para expressar as suas preocupações sobre os métodos de vigilância da NSA e que o ex-espião devia voltar aos EUA para ser julgado pelas suas ações. Esta é a resposta política dada por Lisa Monaco, consultora para a segurança nacional e contra-terrorismo para a Casa Branca: «A decisão perigosa do Sr. Snowden de roubar e divulgar informação classificada teve consequências severas para a segurança do nosso país e para os que trabalham diariamente para a manter», cita o The Verge. A consultora acusa ainda o ex-espião de estar a fugir às consequências das suas ações.

Edward Snowden está acusado de violar o Espionage Act, ao ter divulgado os programas de vigilância da NSA. Atualmente, Snowden estará na Rússia e já terá concorrido a asilo em 21 países. Sabe-se que só regressará aos EUA se lhe for garantido um julgamento imparcial e justo. Apenas alguns meses depois da fuga de Snowden, Bradley Manning, que divulgou os documentos do WikiLeaks, foi condenado a 35 anos de prisão.

  • 333