exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Obama quer que os EUA construam o computador mais rápido do mundo

O presidente dos Estados Unidos quer que o seu país tenha o supercomputador mais rápido do mundo e destrone a China, com o Tianhe-2.

  • 333
Supercomputador japonês supera os 10 petaflops

Supercomputador japonês supera os 10 petaflops

O objetivo de Obama é que o supercomputador possa ser usado em qualquer campo de investigação. A máquina deverá ser 20 vezes mais rápida do que o melhor supercomputador atual, o chinês Tianhe-2. Barack Obama assinou uma ordem executiva para a criaçaão de uma estratégia nacional com vista a criação desta máquina, noticia a Popular Science.

A computação de elevada capacidade, ou high-capacity computing, permite aos cientistas fazer simulações cada vez mais complexas e realizar experiências de forma mais rápida. Pode ser útil na previsão meteorológica, antropologia, neurociências e bioquímica, por exemplo. Outro campo de ação é a medicina de precisão, com diagnósticos exatos gerados por computadores alimentados com um grande volume de dados genéticos. Uma vez que a quantidade de dados a alimentar é cada maior, será necessário que a capacidade de processamento das máquinas também melhore.

O computador exascale, capaz de processar triliões de cálculos por segundo, deverá estar pronto em 2025.