exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Comissão Europeia e EUA à beira de novo acordo para partilha de dados

Desde 2014, que a Comissão Europeia e as autoridades dos EUA estão a negociar uma nova versão do acordo Safe Harbour. Um novo acordo para a partilha de dados deverá ser conhecido em breve.

  • 333

Desde o ano 2000 que vigora um acordo de partilha de dados entre os dois lados do Atlântico. O acordo, conhecido como Safe Harbour, está em vias de ser renovado, com a aplicação de normas mais restritivas para o tratamento e partilha de dados, refere a Reuters, sem detalhar as medidas que constam no documento que deverá ser assinado em breve pelas autoridades dos EUA e da UE.

O Safe Harbour deu a mais de 4000 empresas americanas a possibilidade de encaminharem para os EUA dados de consumidores da UE.

Questões comerciais e o escândalo desencadeado pela revelações do ex-operacional Edward Snowden levaram as autoridades europeias a solicitar junto dos EUA um novo acordo em 2013.

Desde janeiro de 2014, que decorrem negociações entre EUA e UE para revisão do Safe Harbour. Em breve, deverão ser conhecidos os novos trâmites do acordo.