exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Pixar oferece software para criar filmes de animação

A Pixar quer facilitar a vida a todos os interessados em criar filmes de animação e vai oferecer o acesso a uma ferramenta destinada a tornar todo o processo mais rápido.

  • 333
Disney compra Pixar e fica com Steve Jobs

Disney compra Pixar e fica com Steve Jobs

Os estúdios de animação Pixar anunciaram que vão oferecer a ferramenta Universal Scene Description (USD) como código aberto. A opção pelo open source permite que mais utilizadores possam ter acesso a uma solução informática a custo zero. A ferramenta faz com que diversas apps de animação tenham como base um “cenário único”, o que facilita o processo, nomeadamente quando existem várias empresas a colaborar num único filme, explica o Engadget.

O comunicado da Pixar explica que o USD responde à necessidade cada vez maior nos filmes gerados por computador e na indústria do gaming para ter uma forma efetiva de «descrever, montar, trocar e modificar cenários virtuais com elevada complexidade entre as diferentes ferramentas de criação de conteúdos». Nesta fase, a Pixar está a trabalhar com diferentes parceiros no sentido de recolher avaliações, feedback e comentários sobre a integração do USD noutras ferramentas.

Recorde-se que a Pixar anunciou em março a oferta do software Renderman, outra ferramenta também usada para criar filmes de animação. No entanto, o anúncio da oferta foi feito em junho do ano passado e só em março deste ano é que o software ficou disponível. Agora, para o Universal Scene Description, a Pixar promete o lançamento para o verão de 2016. Toda a documentação, plugins e tutoriais devem ser lançados mais tarde.

A Pixar oferece mais informações e vídeos no site do USD.