exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Hyperloop vai começar a ser construído em 2016

O meio de transporte idealizado por Elon Musk vai ter direito a uma “pista de testes” de 8 quilómetros já no próximo ano. O objetivo é analisar a quantidade de energia necessária para fazer deslocar o Hyperloop.

  • 333

Paulo Matos

Para quem ainda não está familiarizado com o conceito do Hyperloop, importa referir que foi uma ideia apresentado por Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, em agosto de 2013 num white paper de 57 páginas e que consiste num meio de transporte composto por cápsulas que conseguem viajar a velocidades muito elevadas. Agora essa ideia está mais perto de se tornar realidade.

A Hyperloop Transportation Technologies anunciou que chegou a acordo com a Oerlikon Leybold Vacuum (uma empresa especializada em sistemas de vácuo) e com a Aecom (uma companhia de engenharia de design) para trabalharem em parceria na construção do Hyperloop. Recorde-se que engenheiros da Boeing e da SpaceX já estão envolvidos no projeto. No total, já há 400 profissionais a trabalhar no Hyperloop.

Estas empresas preveem começar a construir uma ligação em tamanho real e já pronta para receber passageiros no próximo ano. A “pista” de testes, localizada em Quay Valley (na Califórnia), vai ter cerca de 8 quilómetros, refere o Ars Technica.

Durante a fase de testes, a Oerlikon pretende simular quanta energia será necessária e quanto custará para fazer o Hyperloop percorrer o trajeto. A ideia é que esta energia venha a ser gerada por painéis solares e turbinas de vento instaladas na área.

  • 333