exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Camiões autónomos vão construir autoestrada

Os veículos podem ser controlados de três maneiras diferentes e o principal objetivo da utilização destes camiões na construção de autoestradas é o aumento da segurança dos trabalhadores.

  • 333

Paulo Matos

A Royal Truck & Equipment, uma empresa de transportes da Pensilvânia, revelou que desenvolveu camiões autónomos e que irá usá-los na construção de uma autoestrada na Flórida no final deste ano.

As viaturas podem ser controladas de três formas diferentes: através de navegação por GPS; por controlo remoto; ou recorrendo a uma programação de líder/seguidor, em que o camião segue o carro que vai à frente.

Segundo o Engadget, a principal razão para usar camiões autónomos na construção de autoestradas prende-se com a segurança dos trabalhadores, já que há um registo relativamente elevado de acidentes quando se estão a fazer obras nas estradas. Assim, estes camiões até vêm equipados com uma espécie de barreira que serve de proteção contra possíveis impactos.

Refira-se que estes veículos foram desenvolvidos ao abrigo de um programa piloto criado pelas autoridades norte-americanas que regulam o setor dos transportes.

Saiba mais detalhes no vídeo abaixo.

  • 333