exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Novo ícone do Google é quase igual a ícone criado por designer russo em 2008

Será que o novo ícone da Google é, afinal, uma ideia com mais de sete anos? Eis o estranho caso do ícone desenhado por um designer russo que é demasiado parecido com o novo “G” da Google.

  • 333

Hugo Séneca

Um dos ícones da Denis Kortunov

Um dos ícones da Denis Kortunov

Outro dos ícones de Denis Kortunov

Outro dos ícones de Denis Kortunov

O ícone oficial da Google

O ícone oficial da Google

Em 2008, Denis Kortunov trabalhava na empresa de design Turbomilk. E foi nessa condição que deu a conhecer dois ícones alternativos para a Google, depois de a gigante das tecnologias proceder à renovação da marca. Os ícones chegaram a estar disponíveis na Internet – mas nunca foram adotados pela Google… até que em setembro de 2015, a empresa da Califórnia apresentou um ícone com a inicial da marca que tem muitas similaridades com esses dois ícones apresentados por Kortunov quando trabalhava na Turbomilk.

Coincidência? Plágio? Terá o trabalho de Kortunov sido comprado pela Google sete anos depois? São questões que permanecem sem resposta... o que não impede a comparação entre as três imagens inseridas nesta página: as duas primeiras imagens foram desenhadas por Denis Kortunov, sendo a terceira o novo ícone oficial da Google.

O DailyTech investigou o caso e apurou que Denis Kortunov já não trabalha na Turbomilk (agora trabalha na empresa Acronis, de Moscovo) e descobriu as várias propostas que a Turbomilk desenhou em 2008, através da ferramenta Wayback Machine, que cria um repositório de páginas entretanto desaparecidas. É nesta lista de propostas desenhadas por colaboradores da empresa russa que se encontram os ícones de Kortunov.

As semelhanças são notórias – mais difícil será encontrar as diferenças. A ordem e o espaço ocupado pelas cores aplicadas sobre o “G” da Google apresentam diferenças de pormenor, e o ícone apresentado esta semana pela Google parece recorrer ao negrito (bold), mas serão detalhes que não chegam para negar as similaridades óbvias dos dois ícones.

Nem Kortunov nem a Google ainda se pronunciaram sempre este curioso caso de similaridades.

  • 333