exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Microsoft afasta utilizadores de Windows 10 de outros browsers

A Microsoft está a empregar algumas táticas que já começam a ser criticadas para afastar os utilizadores do Windows 10 de outros browsers que não o Edge.

  • 333

O Windows 10 traz o navegador Edge. Os utilizadores que o utilizem para descarregar alternativas, como o Firefox da Mozilla ou o Chrome da Google, estão a ser “afastados” de várias formas.

As táticas para desencorajar os utilizadores passam por mostrar uma barra escura no topo do ecrã, quando se tenta descarregar o Chrome ou o Firefox, a informar que a Microsoft recomenda a utilização do Edge e com um botão a indicar «Saiba mais». O VentureBeat avançou com a notícia e informa que a situação se repercute nos utilizadores dos EUA, não havendo ainda relatos de que se passe o mesmo noutros mercados.

Não é novidade que as empresas tecnológicas tentem favorecer e recomendar os seus produtos em detrimento das soluções rivais. No entanto, a Microsoft passou alguns anos a acusar a Google de encetar práticas anti-competitivas e parece estar a tomar um rumo semelhante com o Edge e o Windows 10.

Oficialmente, um porta-voz da Microsoft explicou ao The Verge que «o Edge foi desenhado exclusivamente para o Windows 10 com ferramentas e funcionalidades que melhoram a experiência de navegação como o Cortana, o Web Note e as Quick Answers (...) Com o Windows 10, o utilizador pode escolher facilmente o navegador predefinido e o motor de busca que prefira».