exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Techdays: Portugal volta a ter uma feira de tecnologias

Uma feira com mais de 50 expositores; uma conferência com mais de 100 artigos científicos. O Techdays de Aveiro já começa a dar que falar.

  • 333

Conseguirá o Techdays tornar-se a nova montra de tecnologias de Portugal? A prova de fogo está agendada para os dias 17 e 18 de setembro e terá lugar no parque de exposições e feiras AveiroExpo. O primeiro dia estará aberto apenas para profissionais, e no segundo, todos os interessados poderão visitar o evento.

Além da feira com mais de 50 expositores, o evento conta ainda albergar uma conferência científica com mais de 100 artigos científicos inscritos e ainda um fórum que deverá dar voz a representantes do Governo e da indústria.

A organização do Techdays ficou a cargo do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-A), Inovaria, Município de Aveiro, e Polo de Competitividade TICE

Nuno Borges de Carvalho, investigador do Instituto de Telecomunicações de Aveiro (IT-A) e um dos responsáveis pela organização do evento, recorda que a feira foi desenhada para juntar indústria, academia e consumidores no mesmo espaço e acredita que este primeiro Techdays conseguirá abrir caminho a futuras edições nos próximos anos: «Ainda faz sentido criar uma feira de tecnologias em Portugal. Trata-se de uma oportunidade para ver o que anda a ser feito pelas no mercado. Uma coisa é mostrar uma tecnologia no papel; outra bem diferente é dar a conhecer um protótipo a funcionar e provar que não se trata de uma ideia que nunca passou de um papel guardado numa gaveta qualquer».

Durante a primeira edição, o Techdays deverá dar a conhecer soluções e desafios relacionados com as cidades inteligentes, a incubação de novos negócios e a internacionalização.

O evento tem o Alto Patrocínio da Presidência da República. Entre as empresas e entidades que vão estar presentes, figuram nomes conhecidos como a Tekever, a Anacom, a Wavecom, a Uninova, a Força Aérea Portuguesa, a Evoleo Technologies, entre outras marcas.

«O nosso objetivo é repetir este evento todos os anos», garante Nuno Borges de Carvalho.

  • 333