exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

HP vai despedir 30 mil pessoas

A restruturação vai avançar depois do anúncio do despedimento de 10% dos 300 mil funcionários da HP.

  • 333

\302\251 Thierry Roge / Reuters

A HP confirmou que vai proceder a uma redução de 10% da respetiva força de trabalho. Entre 25 mil e 30 mil pessoas vão ser despedidas, a fim de garantir uma poupança de 2,7 mil milhões de dólares (cerca de 2,3 mil milhões de euros) nos custos fixos anuais da companhia.

A BBC refere que, apesar de pretender reduzir os custos anuais relativos aos salários, a HP terá de abrir os cordões à bolsa para levar a cabo este despedimento de grandes proporções e pagar as devidas compensações a quem está de saída. A operação deverá ter um custo similar às poupanças anuais: 2,7 mil milhões de dólares.

Não é a primeira vez que a HP anuncia um despedimento de dezenas de milhares de pessoas. E o que foi agora anunciado até nem é o maior: no início do ano, a companhia já tinha feito saber que iria proceder ao despedimento de 55 mil profissionais.

A mais recente leva de despedimentos surge numa altura em que a companhia se prepara para uma divisão de unidades de negócio. Em breve, a HP passará a ser constituída por duas marcas: a HP Entreprise que deverá centrar-se nas vendas de equipamentos para empresas e entidades estatais, e a HP Printing, que terá por destinatários as pequenas e médias empresas.

A empresa conta atualmente com 300 mil profissionais.

  • 333