exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Cortana a caminho dos automóveis

Sabe-se que a Microsoft está a testar um carro conectado e que tem o assistente pessoal Cortana. O objetivo é que o carro reconheça comandos de voz.

  • 333

Um executivo da Microsoft da região Ásia-Pacífico confirmou que a gigante de Redmond construiu um carro protótipo com o Cortana. O assistente pessoal aparece no pára-brisas do carro e aceita comandos de voz para, por exemplo, se fazerem reservas num restaurante.

Na Buid de 2014, a Microsoft já tinha falado da iniciativa Windows In the Car, que permitira o acesso a mapas, rádio, música e informações de trânsito, mas sem detalhar como seria a interface de comandos: agora, Cortana parece ser a resposta.

Recorde-se que Apple, com o Siri e o CarPlay, e a Google, com o Google Now, já marcam presença no setor automóvel e permitem o envio de comandos de voz, receber respostas ditadas e o envio de emails ou SMS desta forma, lembra a Cnet.

Samuel Shen, o executivo da Microsoft, explica que «ainda não foi lançado qualquer produto, devido ao custo elevado, mas esperamos ter reuniões com os nossos parceiros em Taiwan para explorar futuras possibilidades». Ainda não há qualquer indicação sobre quando é que o Cortana poderá efetivamente chegar aos carros do público.