exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

NASA quer ajudar a controlar drones

Com o advento dos drones para utilização particular e comercial, há sérios problemas de segurança que têm de ser evitados. A NASA pretende ajudar a criar um sistema de controlo para veículos aéreos não tripulados.

  • 333

O governo do Reino Unido começou uma parceria com a NASA para a criação de um sistema de controlo de drones. O objetivo é conseguir mapear com exatidão os drones que estejam a voar abaixo dos 500 pés, noticia o Ars Technica. O governo britânico pretende evitar que os drones possam, por exemplo, interferir com voos comerciais de aviões ou até invadir a privacidade alheia.

A crescente popularidade dos drones traz preocupações acrescidas sobre a possibilidade de serem usados de forma dissimulada para espiar a vida privada de cada cidadão. O sistema da NASA poderá ser usado para a gestão do tráfego de drones civis e comerciais. Ainda não há qualquer detalhe sobre os trabalhos que irão ser efetuados, nem se conhecem as especificações do projeto.

  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"