exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Porto X Benfica: o primeiro jogo com transmissão em Realidade Virtual

Este domingo, Porto e Benfica jogam no Dragão o primeiro clássico da época. Este é o primeiro jogo de futebol do mundo a ter direito a uma transmissão em Realidade Virtual. Uma iniciativa que junta a Samsung, a Nos, a Liga Portugal e a Sport TV.

  • 333
O primeiro clássico da época joga-se no Dragão e vai ser transmitido em Realidade Virtual

O primeiro clássico da época joga-se no Dragão e vai ser transmitido em Realidade Virtual

O estádio do Dragão vai ser palco para o primeiro clássico desta época de futebol. O jogo deste domingo é único por vários motivos. Além de vermos Maxi Pereira a jogar contra a ex-equipa, o Porto vs Benfica vai ser o primeiro jogo de futebol do mundo a ser transmitido em Realidade Virtual.

Cinco câmaras que filmam a 360° vieram especificamente dos Estados Unidos para captar as imagens que vão dar aos utilizadores dos Gear VR (o sistema de Realidade Virtual da Samsung que funciona com alguns smartphones deste fabricante) a sensação de imersão necessária para ver o jogo quase como se estivessem no estádio. A transmissão dos dados para os equipamentos da Samsung vai usar uma infraestrutura de telecomunicações colocada no local temporariamente pela Nos. O operador montou uma rede de fibra ótica com largura de banda de 1 Gbps e a rede móvel 4G garante 300 Mbps.

Os utilizadores que possuam uns VR, só têm de colocar os óculos e entrar na loja de aplicações do sistema. Aí, têm de descarregar e instalar a app “IM360”. Depois, basta abri-la para ter acesso à transmissão do jogo. Vai ser possível, tudo indica, rodar a cabeça em 360° e alternar entre o que as câmaras estão a captar. Segundo o que apurámos junto da Samsung, as câmaras vão ficar assim ordenadas: duas nos bancos das equipas (uma em cada um), duas nas balizas e, ainda não está totalmente definido, uma última na bancada VIP do estádio do Dragão.

Quem não tem uns VR pode, no domingo, dirigir-se à loja da Samsung, no Fórum Almada, ou aos cinemas Nos, no Colombo, para experimentar a transmissão.

No comunicado de imprensa, Frederico Paiva, diretor de negócio da Samsung Portugal, refere que: “Este é, sem dúvida, um momento histórico para Portugal e, também, para a Samsung. O utilizador português já tem oportunidade de desfrutar de uma experiência verdadeiramente imersiva com os Samsung Gear VR, contudo, pela primeira vez em multicâmara, poderá sentir todas as emoções de um jogo de futebol da forma mais emocionante até hoje”.

  • 333