exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Netflix sabe quais os episódios que nos viciam nas séries

A Netflix divulgou um estudo que realizou junto dos seus utilizadores e onde mostra que consegue saber exatamente quais os episódios que os deixaram viciados em determinadas séries.

  • 333

O estudo da Netflix não consegue revelar exatamente o que deixa cada utilizador viciado nas séries, mas é útil para perceber a partir de que episódio é que cada história consegue garantir uma audiência mais fiel. O critério usado pela empresa foi detetar o ponto a partir do qual 70% ou mais dos utilizadores continuam a ver uma determinada série até ao fim da temporada respetiva.

Raramente é o episódio piloto que garante uma audiência fidelizada e a maior parte das vezes é a partir do segundo ou terceiro episódio que as pessoas começam a seguir a trama até ao fim, noticia o The Verge. No caso da Netflix, a empresa quer descobrir qual o método ideal para o lançamento das séries: se tudo de uma só vez, o modelo usado atualmente, ou se é preferível divulgar um episódio por semana, como se continua a fazer tradicionalmente. Os dados analisados dizem apenas respeito a séries encomendadas no Netflix e não contemplam o comportamento dos telespetadores que veem este tipo de conteúdos na televisão e que esperam semana atrás de semana por novidades.

O estudo foi conduzido em 16 mercados e, de uma forma geral, os utilizadores da Holanda apresentam uma tendência para ficarem viciados um episódio antes do resto dos consumidores, enquanto na Austrália e na Nova Zelândia sucede o inverso, com um atraso de um ou dois episódios.

A título de curiosidade, fica a lista mais abaixo, com os nomes originais das séries e o episódio que “agarrou” mais utilizadores:

Arrow — Episódio 8

Bates Motel — Episódio 2

Better Call Saul — Episódio 4

Bloodline — Episódio 4

BoJack Horseman — Episódio 5

Breaking Bad — Episódio 2

Dexter — Episódio 3

Gossip Girl — Episódio 3

Grace & Frankie — Episódio 4

House of Cards — Episódio 3

How I Met Your Mother — Episódio 8

Mad Men — Episódio 6

Marco Polo — Episódio 3

Marvel’s Daredevil — Episódio 5

Once Upon a Time — Episódio 6

Orange is the New Black — Episódio 3

Pretty Little Liars — Episódio 4

Scandal — Episódio 2

Sense8 — Episódio 3

Sons of Anarchy — Episódio 2

Suits — Episódio 2

The Blacklist — Episódio 6

The Killing — Episódio 2

The Walking Dead — Episódio 2

Unbreakable Kimmy Schmidt — Episódio 4