exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugal Ventures investe no grafeno e no tratamento de águas

O programa +Inovação +Indústria distribuir até 1,5 milhões de euros a empresas de setores tradicionais. Em paralelo, a Portugal Ventures anunciou ainda o investimento na Cubo e na Graphenest.

  • 333

Hugo Séneca

A Cubo desenvolve unidades de tratamento de água modulares; e a Graphenest desenvolveu uma técnica de produção de grafeno barata. O que têm as duas empresas em comum? A resposta é: são ambas startups e acabam de receber o investimento da Portugal Ventures.

A entidade especializada em capital de risco não refere qual o montante investido nas duas startups.

A Cubo pretende chegar aos mercados em vias de desenvolvimento com soluções de tratamento de água que se caracterizam pela facilidade de instalação e manutenção, e também pela possibilidade de transporte. A empresa garante que as unidades de tratamento de água seguem os padrões de qualidade mais atuais. «Com este tipo de equipamentos e com estas características, é possível oferecer uma solução para que muitas populações que estão longe dos grandes centros urbanos possam finalmente ter acesso a um bem tão importante e imprescindível», refere o comunicado da Portugal Ventures.

A Graphenest tem no cartão de visita uma tecnologia de produção de grafeno em larga escala com custos inferiores aos de métodos industriais da atualidade. Os mentores da empresa pretendem entrar no mercado da eletrónica e energia com através de técnicas de manipulação de nanomateriais que permitem produzir grafeno e derivados com custos atrativos.

A par do investimento na Cubo e na Graphenest, a Portugal Ventures anunciou a abertura de candidaturas para o programa +Inovação +Indústria, que pretende distribuir apoios a empresas tradicionais que apostem na reindustrialização ou em modelos económicos inovadores.

Os candidatos +Inovação +Indústria poderão vir a beneficiar de apoios máximos de 1,5 milhões de euros. As candidaturas fecham a 22 de outubro.

  • 333