exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Simulador de realidade virtual mantem utilizador suspenso no ar

  • 333

A realidade virtual está aí para durar e o Max Planck Institute criou um simulador que leva o corpo do utilizador a ter sensações de que está verdadeiramente imerso no jogo ou filme.

Os headsets de realidade virtual, em conjunto com uns bons auscultadores, já conseguem fazer o cérebro “pensar” que está imerso num jogo ou num filme, mas essa sensação não se estende ao resto do corpo. Agora, o Max Planck Institute demonstrou uma espécie de gaiola, onde o utilizador é suspenso no ar e que é capaz de simular vários movimentos para a frente, para os lados ou para trás de forma a iludir o corpo humano.

Os investigadores afirmam que esta plataforma pode inclinar-se e rodar com uma aceleração até 1,5g, de acordo com a experiência de realidade virtual que esteja a ser passada no headset. Dessa forma, todo o corpo do utilizador transmite a sensação de estar imerso, por exemplo, numa batalha de aviões ou ao volante de um carro de corrida de uma forma bastante realista, explica o Engadget.

O projeto ainda não passa de um protótipo e dificilmente manterá esta forma se se quiser adaptá-lo para uso doméstico. Veja o vídeo com uma experiência no CableRobot Simulator.

  • 333