exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Jovens acordam de noite para consultar redes sociais no telemóvel

Um estudo realizado no País de Gales concluiu que é comum jovens de 12 a 15 anos acordarem de noite para consultarem os seus perfis das redes sociais, através do telemóvel.

  • 333

O estudo do Wales Institute of Social and Economic Research Data concluiu que os pais não deviam permitir que as crianças e jovens tenham o telemóvel no quarto durante a noite. O questionário incluiu respostas de 800 utilizadores com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. O objetivo foi perceber quais são os hábitos de sono dos jovens e concluiu-se que mais de 20% destes afirma acordar «quase sempre» durante a noite para verificar o perfil em redes sociais. Este comportamento afeta o descanso, aumenta a fadiga na escola e contribuiu para diminuir a sensação de bem-estar, noticia o Huffington Post.

Por escalões etários, 22% dos jovens de 12 e 13 anos e 23% dos utilizadores de 14 e 15 anos confessaram acordar quase sempre de noite para atualizar o perfil ou consultar os respetivos murais e feeds nas redes sociais. Naturalmente, mais de metade destes utilizadores confessou que vai para a escola sentindo-se cansado.

Os investigadores temem que este comportamento, de utilização intensiva de redes sociais, associado a más noites de sono, possa afetar a saúde mental dos jovens utilizadores. O estudo sugere ainda que os pais devem encontrar formas de diminuir a dependência das tecnologias nos jovens e que uma das soluções pode passar por manter os dispositivos e gadgets fora dos quartos.