exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Autores de músicas queixam-se de receberem pouco

O co-autor do sucesso All About That Bass, que passou 178 milhões de vezes no Pandora, declara ter recebido apenas 5679 dólares pelo seu trabalho.

  • 333

As declarações de Kevin Nadish surgiram numa discussão com membros da Nashville Belmont University e com as autoridades políticas nos EUA. Nadish diz que ganhou apenas 31,90 dólares por cada milhão de vezes que a música All About That Bass passou em streaming no Pandora. Este autor diz que, em média, os serviços de streaming pagam 90 dólares por cada milhão de streams, noticia o ArsTechnica.

Nos EUA, os autores das músicas têm uma “licença mecânica”, onde recebem de cada vez que as suas faixas são reproduzidas. Este valor é definido por lei pelo Governo americano. Além desse valor, os autores podem ainda receber um valor adicional baseado na performance das músicas, mas este acordo tem de ser negociado juntamente com os artistas e outros intervenientes.

Já o escritor de Wake Me Up, de Avicii, se tinha queixado de apenas ter recebido 12 mil dólares pelo seu trabalho, que já tinha passado 168 milhões de vezes. Do lado do Pandora, o serviço de streaming de música afirmou ter pago 500 milhões de royalties no ano passado, batendo um recorde e mantendo a tendência de subida. Não há qualquer informação sobre como esse valor é repartido entre todos os responsáveis por fazer uma música.

O objetivo da intervenção de Nadish é convencer as autoridades políticas a alterarem a legislação para ganharem parcelas maiores do dinheiro que cada música rende.

  • 333