exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google instala Wi-Fi em comboios na Índia

A Índia tem mais de 108 mil quilómetros de linha férrea, que passam por mais de sete mil estações. A Google quer fazer um upgrade digital em parte desta área e instalar postos de Wi-Fi em cem estações.

  • 333

A Google quer instalar ligações Wi-Fi em mais de cem estações dos caminhos de ferro da Índia até ao fim de 2016. Só estas estações são usadas por mais de dez milhões de passageiros por dia A iniciativa foi anunciada durante uma visita do primeiro-ministro indiano Narendra Modi à sede da Google, em Mountain View. Os planos da gigante passam por ter um total de 400 estações conectadas, noticia o The Verge.

O objetivo da Google não é meramente altruista, uma vez que os milhões de passageiros que usam os comboios para se movimentar são potenciais clientes de produtos da marca. O serviço Wi-Fi da Google vai ser rápido o suficiente para se conseguir um streaming de vídeo em HD e o objetivo é que, depois deste investimento, o sistema seja auto-sustentável e se possa expandir. Do lado dos utilizadores, depois de algum tempo com o Wi-Fi gratuito, é expectável que o serviço passe a custar algum valor residual.