exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Windows Update descarrega atualização suspeita

Durante o dia de ontem, vários utilizadores receberam uma atualização classificada de “Importante” e que tinha apenas 4,3 MB. Levantaram-se suspeitas sobre o que conteria essa atualização e sobre se o Windows Update tinha sido usado por cibercriminosos para espalhar código malicioso.

  • 333
Consegue distinguir todas as cores do quadradinho no centro? Então, é porque não tem problemas de daltonismo

Consegue distinguir todas as cores do quadradinho no centro? Então, é porque não tem problemas de daltonismo

Passadas 12 horas sobre os primeiros relatos, a Microsoft pronunciou-se e informou que o pack suspeito que estava a ser enviado para os utilizadores teria sido incorretamente divulgado publicamente e faria parte de um teste. Os responsáveis confirmaram ainda que estavam no processo de o retirarem da lista de downloads, noticia o ArsTechnica.

A atualização suspeita foi descarregada para utilizadores de todo o mundo e os servidores de origem estavam cripograficamente certificados como parte do Windows Update System, da Microsoft.

Alguns investigadores de segurança alertaram que o Windows Update é uma forma de chegar a vários utilizadores e, como aparentemente se trata de um download fidedigno, seria uma forma fácil de espalhar código malicioso.

Até agora, sabe-se que esta atualização terá sido descarregada para máquinas com Windows 7 e há relatos de utilizadores que indicam que os seus PCs ficaram inoperacionais depois de ser instalado o pack suspeito.

Nesta fase inicial do processo, não há indicações sobre se a atualização só afeta o Windows 7 ou quais as medidas correttivas que os utilizadores têm de aplicar ou que a Microsoft tem de disponibilizar.