exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Code Week 2015: 40 eventos põem Portugal a programar durante uma semana

Durante uma semana, escolas, academias e centros de formação mostram o que fazem na área da programação e da robótica.

  • 333

Já arrancou a Semana Europeia da Programação. Escolas, clubes, associações e centros de formação juntam esforços para dar a conhecer o potencial da programação em 3400 eventos que vão decorrer na Europa até ao dia 18 de outubro. Em Portugal, a Code Week 2015 conta com 40 eventos distribuídos de norte a sul do País.

Iniciação a novas matérias de estudo, mostras de trabalho e workshops de várias entidades e grupos que se dedicam à programação. Scratch, robótica e algumas das linguagens de programação mais populares da atualidade estão em destaque neste evento que junta miúdos e graúdos em torno da produçãod e aplicações.

Os mentores da iniciativa lembram o que está em causa, no que toca à formação na área das tecnologias: na atualidade, 90% das profissões já exigem conhecimentos em ferramentas tecnológicas; a procura de profissionais para o setor das tecnologias tem crescido a uma média de 3% ao ano – e a escassez de profissionais poderá refletir-se na existência de 825 mil vagas de emprego por preencher na UE em 2020.

Num comunicado da Code Week 2015, Bruno Ferreira, o embaixador português da iniciativa, considera que «a adesão crescente desta iniciativa comprova que a sociedade está sensibilizada e motivada com a importância da programação e justifica a necessidade de implementação de estratégias que possam responder aos desafios que a rápida evolução da tecnologia nos apresenta.»

  • 333