exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Snowden denuncia espionagem através de Estrumpfes

A agência de espionagem britânica usa uma ferramenta para espiar os utilizadores e batizou-a de Smurf, o nome original dos Estrumpfes.

  • 333

As revelações de Snowden são cada vez mais pormenorizadas e assustadoras, de um ponto de vista de preservação da privacidade. Agora, o ex-analista explicou à BBC que o GCHQ, agência de espionagem do Reino Unido, usa uma ferramenta chamada Smurf para espiar os utilizadores e tomar o controlo do smartphone dos suspeitos ou de qualque cidadão. A NSA também usa ferramentas semelhantes e cada uma tem o nome de um Estrumpfe, de acordo com aquilo que faz. O Dreamy Smurf consegue ativar um dispositivo móvel sem que o utilizador se aperceba, o Tracker Smurf consegue ativar o GPS para permitir uma localização mais exata do sujeito e o Paranoid Smurf adormece todas as atividades de espionagem para acalmar a desconfiança dos utilizadores mais paranoicos, explica o Engadget.

«O GCHQ é uma subsidária da NSA», explica Snowden, reafirmando que ambas as agências vão alem do seu dever ao violar a privacidade dos utilizadores. As agências também reafirmaram que cumprem a lei, vigiando apenas suspeitos de terrorismou ou de crimes como pedofilia. A questão é que para o fazerem têm de recolher grandes volumes de dados, referentes a utilizadores inocentes também.

  • 333