exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

CE tem 16 mil milhões de Euros para financiar a investigação e inovação

A Comissão Europeia (CE) anunciou que tem disponíveis quase 16 mil milhões de euros para aplicar em financiamento de projetos de investigação e inovação. O dinheiro faz parte do Programa-Quadro Horizonte-2020 e será investido nos próximos dois anos.

  • 333
Carlos Moedas anunciou a verba que vai estar disponível nos próximos dois anos

Carlos Moedas anunciou a verba que vai estar disponível nos próximos dois anos

FABRICE COFFRINI/AFP/Getty Images

O anúncio foi efetuado por Carlos Moedas, o comissário português responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação. Deste valor, 2 mil milhões destinam-se a Pequenas e Médias Empresas. Aliás, existe um valor, acima dos 700 milhões de euros, que é destinado às 2000 empresas deste tipo que sejam consideradas muito inovadoras.

No comunicado de imprensa da Comissão Europeia podem ler-se algumas das razões apontadas pelo comissário português para a importância do apoio à inovação: «A investigação e a inovação constituem os motores do progresso da Europa e são essenciais para fazermos face aos novos desafios prementes com que nos confrontamos hoje, como é o caso da imigração, das alterações climáticas, da energia não poluente e da promoção de sociedades saudáveis. Ao longo dos próximos dois anos, 16 mil milhões de EUR, provenientes do Programa-Quadro Horizonte 2020, darão apoio aos esforços científicos de topo na Europa, fazendo a diferença para a vida dos cidadãos.»

O programa da Comissão Europeia pretende ainda estimular a investigação de tecnologias para dotar de maior segurança as fronteiras dos países e, nesta vertente ligada às migrações têm a Europa como destino, a CE também tem verbas destinadas ao estudo do impacto dos movimentos migratórios no continente.

O tema das Cidades Inteligentes, da sustentabilidade da indústria e das redes digitais volta a marcar presença na distribuição de financiamento por parte da Comissão Europeia.

  • 333