exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA temem que Rússia corte cabos subaquáticos de Internet

As autoridades dos EUA expressaram preocupação com a presença de submarinos e navios espião russos junto dos cabos subaquáticos, vitais para o funcionamento da Internet.

  • 333
Eis um cabo ethernet todo cheio de cores para dar a ideia de que os geeks também são fashion

Eis um cabo ethernet todo cheio de cores para dar a ideia de que os geeks também são fashion

Não há provas de que a Rússia já tenha danificado ou cortado algum cabo, nem indícios de que tenha essas intenções. No entanto, fontes do NY Times confirmam que as autoridades dos EUA estão preocupadas com a presença e atividades russas junto dos cabos no Mar do Norte, nordeste asiático e junto do continente americano.

Moscovo pode estar à procura de encontrar cabos secretos instalados pelos EUA para fins militares ou de localizações mais remotas para danificar os cabos, de forma a que a reparação seja mais difícil e o dano maior. O objetivo da Rússia também pode passar por afetar os cabos em altura de conflitos, de forma a causar mossa nas comunicações dos EUA.

Um diplomata europeu chegou a dizer que «o nível de atividade é comparável com o que vimos durante a Guerra Fria». Os EUA já detetaram viagens de vários navios russos junto dos cabos mais importantes e esses navios têm integrados outros pequenos submergíveis, com capacidade de interferir nos cabos subaquáticos.

As estatísticas mais recentes mostram que estes cabos são responsáveis por permitir negócios avaliados em mais de dez biliões de dólares por dia e também por 95% das comunicações globais.

  • 333