exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone confirma ter sido atacada

A Vodafone foi vítima de um ciberataque em que os piratas conseguiram roubar dados referentes a quase dois mil clientes.

  • 333

«O incidente foi perpetrado por criminosos que usaram endereços de email e passwords obtidos numa fonte externa, que não a Vodafone», confirmou um porta-voz da operadora de telecomunicações, citado pela Reuters.

Os atacantes conseguiram ter acesso a códigos bancários e aos últimos dígitos de números de conta do banco de 1827 clientes da Vodafone, em conjunto com os seus nomes e números de telemóvel. Os dados foram roubados no final da semana passada e não há indicações de que os hackers também tenham conseguido números de cartões de crédito ou de débito. No entanto, os utilizadores que constam daquela lista estão em perigo de fraude e sabe-se que já houve algumas tentativas de usar os dados roubados para atividades ilegais nas contas Vodafone.

Ainda não há detalhes sobre qual foi o método usado pelos atacantes, nem sobre se existirão mais clientes em risco de ver os seus dados roubados.

  • 333