Samsung abandona smartphones em cinco anos
A previsão é de um analista que considera que o gigante sul coreano vai desinteressar-se do segmento dos smartphones dentro de cinco anos, mostrando indicadores de sofrer do Dilema do Inovador.

O analista Ben Bajarin, da Creative Strategies, vaticina que a Samsung saia do segmento dos smartphones em cinco anos. Segundo este analista, a Samsung vai mostrando sinais de sofrer do Dilema do Inovador, um estado em que ficam os inovadores à medida que o mercado amadurece e que entram novos competidores, com produtos com especificações semelhantes e preços mais convidativos. No caso da Samsung, há ainda um problema acrescido: a concorrência da Apple.
Bajarin explica que a Apple está a conseguir afirmar-se em vários mercados em crescimento. Por outro lado, há ainda o surgimento e força de vários fabricantes Android que disponibilizam smartphones com características semelhantes aos Samsung topo de gama, a preços bastante inferiores, noticia o BGR. Estes fabricantes disponibilizam equipamentos entre os 200 e os 400 dólares e oferecem características que os utilizadores consideram essenciais.
Bajarin refere ainda que o Dilema não se aplicou à Apple uma vez que os fabricantes de hardware trabalham com Android, sistema operativo também usado pela Samsung.
«Vou fazer uma previsão: a Samsung vai estar fora do negócio dos smartphones em cinco anos», defende o analista.
Relacionados
-
DJI prepara supercomputador para drones para profissionais
A chinesa DJI é uma marca forte nos drones para consumidores. Agora, a empresa está a virar-se para o segmento empresarial e anunciou o lançamento de um supercomputador para estes drones, o Manifold.
-
Activision Blizzard compra empresa que criou Candy Crush por €5,3 mil milhões
A empresa responsável por jogos como Call of Duty e World of Warcraft vai apostar em força no segmento da mobilidade com a aquisição da King, a companhia sedeada em Dublin que criou o Candy Crush.
-
DECO alerta para inutilidade de seguros de equipamentos eletrónicos
A entidade de defesa do consumidor considera que os seguros para equipamentos eletrónicos que se contratam no final de uma compra apresentam tantas exclusões quando são acionados que se revelam inúteis.
-
Uniplaces garante investimento de 22 milhões
Depois de três anos no mercado, a plataforma que ajuda a descobrir alojamento para universitários chega aos 30 milhões de dólares angariados junto de entidades de capital de risco.
-
O PC está vivo e os óculos de realidade virtual vão superar os telemóveis
Michael Dell augura longa vida do PC e um empreendedor tenta cativar investidores para um site de crowdfunding de canábis. O fundador da Oculus Rift lembra que nem tudo é melhor que a realidade e fora da Web Summit, todas as atenções se centraram num recorde batido por uma startup portuguesa.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários