exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung abandona smartphones em cinco anos

A previsão é de um analista que considera que o gigante sul coreano vai desinteressar-se do segmento dos smartphones dentro de cinco anos, mostrando indicadores de sofrer do Dilema do Inovador.

  • 333

O analista Ben Bajarin, da Creative Strategies, vaticina que a Samsung saia do segmento dos smartphones em cinco anos. Segundo este analista, a Samsung vai mostrando sinais de sofrer do Dilema do Inovador, um estado em que ficam os inovadores à medida que o mercado amadurece e que entram novos competidores, com produtos com especificações semelhantes e preços mais convidativos. No caso da Samsung, há ainda um problema acrescido: a concorrência da Apple.

Bajarin explica que a Apple está a conseguir afirmar-se em vários mercados em crescimento. Por outro lado, há ainda o surgimento e força de vários fabricantes Android que disponibilizam smartphones com características semelhantes aos Samsung topo de gama, a preços bastante inferiores, noticia o BGR. Estes fabricantes disponibilizam equipamentos entre os 200 e os 400 dólares e oferecem características que os utilizadores consideram essenciais.

Bajarin refere ainda que o Dilema não se aplicou à Apple uma vez que os fabricantes de hardware trabalham com Android, sistema operativo também usado pela Samsung.

«Vou fazer uma previsão: a Samsung vai estar fora do negócio dos smartphones em cinco anos», defende o analista.

  • 333