exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer “botão de pânico” no iPhone

A marca da maçã está a tentar obter uma patente para um sistema ativado pelo sensor Touch ID e que encripta os dados do telefone e ainda envia um alerta de socorro.

  • 333

O objetivo é garantir a segurança dos dados do telefone e também do utilizador. O botão de pânico descrito na patente da Apple pode ser ativado com a leitura de uma impressão digital em específico. Ou seja, o texto explica que o utilizador pode optar por “ler” um dedo previamente definido para ativar este modo, noticia o BGR.

Na presença de um criminoso que exija que o utilizador desbloqueie o telefone, este pode fazê-lo com o dedo em questão, evitando o acesso à informação do telefone. Com este modo ativado, o utilizador pode ainda gravar fotos ou vídeos do ladrão, conteúdos que são sincronizados para a conta iCloud e que podem depois ser passados às autoridades. Há ainda a possibilidade de este “botão” desencadear um alarme que só pode ser desligado depois da intervenção do utilizador.

Por agora, a Apple está a tentar registar a patente desta invenção. A ser aprovado o texto, a funcionalidade poderá chegar numa próxima atualização do sistema operativo iOS.