exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

PT quer colocar fibra ótica em mais 3 milhões de casas

A Portugal Telecom quer chegar a 2020 com 5,3 milhões de lares nacionais equipados com fibra ótica. Além disso, a empresa também aposta numa tecnologia que permitirá passar da atual velocidade da fibra ótica de acesso de 2,5 Gbps de download para os 40 Gbps.

  • 333
Paulo Neves, CEO da Portugal Telecom

Paulo Neves, CEO da Portugal Telecom

Alexandre Fonseca, CTO da Portugal Telecom

Alexandre Fonseca, CTO da Portugal Telecom

A Portugal Telecom realizou hoje um evento para a imprensa onde deu a conhecer o seu objetivo estratégico de implementar fibra ótica em mais 3 milhões de lares e empresas durante os próximos 5 anos. No total, serão 30 mil quilómetros de cabo de fibra ótica, que chegarão a um ritmo de 600 mil casas por ano.

Com esta iniciativa, a PT pretende passar dos atuais 2,3 milhões de lares em Portugal com fibra ótica para os 5,3 milhões em 2020.

Além disso, a empresa também apresentou uma nova tecnologia 100% portuguesa chamada NGPON2, que permite fazer evoluir a atual velocidade da fibra ótica de acesso de 2,5 Gbps (download) e 1,25 Gbps (upload) para velocidades de 40 Gbps/40 Gbps até 80 Gbps/80 Gbps, ou seja, 16 a 32 vezes mais rápidas que as existentes hoje em dia.

A NGPON2 será disponibilizada comercialmente no 1º trimestre do próximo ano e coexistirá com a atual tecnologia GPON. De acordo com a PT, não haverá necessidade de investimentos adicionais na infraestrutura da rede atual e será possível obter hipervelocidades simétricas, isto é, a mesma velocidade quer se esteja a fazer o download ou o upload de um ficheiro.

  • 333