exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

O que os efeitos especiais de Hollywood têm a ver com a cirurgia pediátrica?

  • 333

O Boston Children’s Hospital estabeleceu uma parceria com uma empresa especializada em efeitos especiais de forma a criar simuladores que permitam aos médicos treinar cirurgias para crianças.

A Fractured FX é conhecida pelo seu trabalho em efeitos especiais ligados à anatomia humana e ao gore apresentados em séries como o American Horror Story. Agora, a empresa vai desenhar modelos realistas para o hospital pediátrico de Boston. O objetivo do hospital é que os médicos recebam modelos de simulação de cirurgias que lhes permitam ter feedback “háptico” sobre cada toque, corte ou movimento junto do corpo humano, especialmente de crianças, noticia o Engadget.

Os modelos vão ser criados com o know how das duas instituições e vão incluir tecidos artificiais que sangram e pulsam, veias humanas que se comportam como as reais quando são furadas por um cateter e geis que simulam o tecido cerebral.

Numa primeira fase, os simuladores podem ser usados para preparar cirurgias ao coração e aos pulmões e estão a ser otimizados para permitirem a realização de outras operações frequentes em crianças.

Veja um vídeo sobre esta parceria.