exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Satélites para monitorizar o crescimento das plantações

Uma equipa de Stanford quer usar satélites para prever qual a rentabilidade das colheitas, a partir do espaço. Os satélites vão conseguir medir a luz fluorescente emitida pelas plantas quando estão a fazer fotossíntese.

  • 333
A Terra vista à lupa

A Terra vista à lupa

A equipa já tinha anunciado uma descoberta: é possível ver a luz emitida pelas plantas aquando da fotossíntese a partir do espaço. Agora, os investigadores descobriram que podem analisar a quantidade de luz emitida para perceber o ritmo de crescimento de cada plantação. Os cientistas querem criar modelos de análise da luz emitida para conseguir prever com exatidão se irão existir défices ou excessos destes alimentos. O Gizmodo recorda que existem diferentes variáveis que podem influenciar as colheitas, como é o caso do clima, da meteorologia ou do ambiente.

Este projeto vai ser assegurado por satélites operados pela NASA e pela ESA, que já estão em órbita e que não foram desenhados para monitorizar a fluorescência, mas que têm essa capacidade. Os satélites farão, numa primeira fase, uma medição por dia e os investigadores querem trabalhar o projeto para conseguir assegurar o lançamento e manutenção de satélites dedicados.

  • 333