exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nações Unidas querem criar sistema global de monitorizações de voos

O objetivo das Nações Unidas é evitar desaparecimentos de aviões como o MH370 da Malaysia Airlines e para isso vai ser criado um sistema de monitorizações usando frequências destinadas a satélites.

  • 333

Um comité das Nações Unidas aprovou a criação de um sistema global de monitorização de voos de avião. O UN International Telecommunication Union concordou em que se use a frequência de 1087.7-1092.3 MHz para este sistema. Esta frequência vai ser usada para satélites e estações espaciais receberem emissões automáticas dos transmissores dos aviões, de forma a conseguirem ter sempre acesso à localização de cada um, explica o The Verge.

Em setembro, a União Europeia já tinha comunicado planos para impor a monitorização obrigatória de todos os voos. O objetivo das Nações Unidas é ter um sistema implementado até novembro de 2016 que permita a todos os aviões enviarem a sua localização, pelo menos a cada 15 minutos.

Alguns criticam a lentidão das organizações e autoridades em instituirem um sistema destes ou em seguirem algumas recomendações vindas de França, depois da queda de um avião da Air France em 2009.