exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estado Islâmico chama «idiotas» aos Anonymous

Depois de o grupo de hackers ter declarado «guerra total» ao auto-proclamado Estado Islâmico, este grupo terrorista disse que os piratas são «idiotas».

  • 333

O Estado Islâmico não demorou a reagir à ameaça de «guerra total» por parte dos Anonymous e disse que o grupo de hackers é composto por «idiotas». O grupo terrorista vai mais adiante e pergunta «o que é que eles vão piratear?». Numa mensagem difundida em árabe e em inglês no Telegram, o grupo responsável pelos ataques sangrentos em Paris explica que «os hackers #Anonymous ameaçaram num vídeo que vão conduzir uma grande operação de hack ao Estado Islâmico (idiotas)» e detalha algumas normas a serem seguidas pelos fiéis, de forma a não serem alvo de pirataria: não abrir links de fontes desconhecidas, mudar o endereço IP constantemente e não falar através do Telegram com pessoas que não conheçam.

Em janeiro, depois do ataque ao Charlie Hebdo, os Anonymous lançaram uma operação com vista a identificar as contas do ISIS nas redes sociais e a encerrar os sites com conteúdos extremistas.

Depois do vídeo de ontem, os Anonymous desencadearam os primeiros passos desta ciberguerra e já conseguiram identificar mais de 900 contas do Twitter usadas pelos terroristas e fizeram com que a empresa as encerrasse. Além desta medida, houve ainda a divulgação da identificação de vários elementos suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico, desde recrutadores a alegados cabecilhas e estrategas.