exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercado mundial de smartphones cresce 15,5%

Samsung e Apple continuam a ser as duas marcas que mais vendem, mas foi a Huawei quem registou o maior crescimento. A nível de sistemas operativos, Android e iOS dominam o mercado com uma quota de 97,8%.

  • 333

Paulo Matos

As vendas mundiais de smartphones no terceiro trimestre chegaram aos 353 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 15,5% em relação ao ano passado. Os dados são da Gartner, que adianta que a principal razão para esta subida foi o aumento da procura verificada nos mercados emergentes por smartphones baratos.

A nível de fabricantes, a Apple continua a dominar o segmento premium, mas tal não é suficiente para chegar a número um do ranking global. Assim, a Samsung mantém a liderança no trimestre com uma quota de mercado de 23,7%, seguida da marca da “maçã” com 13,1%. A Huawei foi o fabricante que mais cresceu e registou resultados especialmente bons na China e na Europa, valendo-lhe a terceira posição com 7,7%. A fechar o top 5 estão a Lenovo e a Xiaomi, sendo que ambas as marcas têm a mesma quota: 4,9%.

No que diz respeito a sistemas operativos, Android e iOS aumentaram ainda mais o seu domínio: juntos possuem 97,8% do mercado – 84,7% do sistema da Google e 13,1% do da Apple. O Windows surge na terceira posição com 1,7%.

  • 333