exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Bitwalking, empresa paga a utilizadores para andarem

A Bitwalking é uma app que conta e verifica quantos passos o utilizador dá e lhes oferece moeda virtual em troca. O projeto vai estrear-se no Japão, Reino Unido, Malawi e Quénia.

  • 333

BBC

O projeto de Nissan Bahar e Franky Imbesi já conseguiu angariar dez milhões de dólares, essencialmente no Japão. O objetivo dos dois empresários é criar e manter uma app que consiga contar quantos passos o utilizador dá e lhes oferece 1 BW$, de Bitwalking Dollar, por cada dez mil passos. Sabe-se ainda que a japonesa Murata está a desenvolver uma pulseira inteligente que possa substituir o telemóvel nestas contagens.

O desafio para esta app tem sido encontrar o algoritmo correto que não possa ser enganado. Há apps com um princípio semelhante, pagar para o utilizador andar, e que foram vítimas de vários esquemas. A Bitwalking só vai pagar até 3 BW$ por dia, numa primeira fase, e cada utilizador só poderá ter uma conta.

Os empresários já são conhecidos por lançarem produtos inovadores e, com este projeto, pretendem ajudar especialmente os países em vias de desenvolvimento, onde as pessoas muitas vezes são obrigadas a percorrer grandes distâncias a pé para ir para a escola ou trabalho. Assim, o esquema da Bitwalking poderá oferecer-lhes um sistema de recompensas paralelas e que poderá mudar vidas, noticia a BBC.

Nesta fase, os dois mentores estão à procura de parcerias quer para conseguirem pagar os BW$ aos utilizadores, quer locais onde a moeda virtual seja aceite para que o utilizador possa fazer compras.

Em contrapartida, a Bitwalking deve oferecer dados sobre os utilizadores ou sobre as suas atividades diárias, de forma a que os anunciantes e investidores possam obter algum retorno. No entanto, ainda não foram revelados detalhes de como estas trocas se irão processar.

  • 333