exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ter o desenho técnico de uma arma 3D vai dar 14 anos de prisão na Austrália

As autoridades políticas de um estado australiano aprovaram uma série de alterações legislativas que passam a criminalizar a posse de um desenho técnico digital de uma arma 3D. A pena máxima chega aos 14 anos.

  • 333

Paulo Matos

O estado australiano de Nova Gales do Sul aprovou uma série de alterações à lei de posse de armas e passou a criminalizar a posse de desenhos técnicos em formato digital que permitam imprimir uma arma em 3D. A pena máxima para os infratores é de 14 anos.

Neste caso, a posse de material proibido é entendida como a posse de um computador ou de dispositivo de armazenamento de dados que contenha um desenho técnico. Contudo, a lei prevê exceções para as entidades que estejam devidamente autorizadas através de uma licença.

De acordo com a ZDNet, o objetivo dos responsáveis políticos é estar na linha da frente para impedir que as tecnologias emergentes representem uma ameaça para a comunidade. Refira-se que possuir ou usar uma arma impressa em 3D já era ilegal e tinha um tratamento similar a uma arma convencional.

Recorde-se que, em Maio de 2013, tinham sido tornado públicos uma série de ficheiros que permitiam imprimir uma arma em 3D capaz de disparar oito balas e de ser recarregada, apresentando um custo de produção de 25 dólares.

  • 333