exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Austrália vai usar drones para prevenir ataques de tubarão

Os drones vão patrulhar a costa para tentar detetar a atividade de tubarões e conseguir avisar atempadamente os nadadores e os surfistas.

  • 333

Depois de terem aprovado uma alteração legislativa que prevê uma pena de prisão de até 14 anos para quem tiver na posse de desenhos técnicos que permitam imprimir uma arma em 3D, os responsáveis políticos do estado australiano de Nova Gales do Sul querem agora recorrer a patrulhamento por drones e a tecnologia GPS para evitar ataques de tubarões e tornar as praias mais seguras.

Os testes começam hoje e os drones vão sobrevoar a costa de Coffs Harbour, enviando imagens em tempo real da vida marinha que esteja a nadar relativamente perto da superfície, revela o Engadget. O objetivo é conseguir alertar nadadores e surfistas com antecedência no caso de serem detetados tubarões. Para ajudar a que as comunicações seja bem-sucedidas, serão instalados dez estações com 4G.

Refira-se que, só este ano, 33 australianos já foram vítimas de ataques de tubarões, registando-se duas vítimas mortais.

  • 333