exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Terão sido os smartphones responsáveis pelo aumento das mortes nas estradas dos EUA?

As autoridades dos EUA revelaram um aumento de 8,1% nas mortes nas estradas do país, no período de janeiro a junho. Os telemóveis podem ser responsáveis por distrações que causaram algumas destas fatalidades.

  • 333

Entre janeiro e junho de 2015, nos EUA, registaram-se 16225 acidentes automóveis que resultaram em mortes. As autoridades ainda não têm o detalhe sobre o motivo que originou estas colisões, mas desconfiam que o preço baixo do combustível e a crescente utilização dos telemóveis são dois dos principais motivos.

«O aumento dos smartphones nas nossas mãos é tão significativo que não há qualquer dúvida que tenha algo a ver, certamente», explica Mark Roseking citado pela Reuters. A subida registada no primeiro semestre de 2015 contraria uma tendência de queda que se vinha registando em anos anteriores.

Condutores distraídos e outros com perfis de risco, como adolescentes, são dois dos fatores que mais poderão ter pesado no aumento das mortes nas estradas dos EUA. A National Highway Traffic Safety Administration quer ter um programa de 500 milhões de dólares para combater a sinistralidade rodoviária.