exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Jakub F: o pirata que precisa de 200 mil visualizações para se safar

Um tribunal checo atribuiu uma sentença insólita a um pirata: criar um vídeo a denunciar pirataria e conseguir mais de 200 mil visualizações.

  • 333

Jakub F foi considerado culpado de piratear software de várias empresas. No tribunal, foi condenado a pena suspensa de três anos e a criar um vídeo que obtenha mais de 200 mil visualizações, onde esteja a denunciar e a criticar a pirataria.

Entre as “vítimas” de Jakub F estão nomes como Sony Music, Microsoft, HBO Europe ou 20th Century Fox, noticia a BBC. As empresas sabem que o pirata não teria como pagar avultadas indemnizações, então concordaram com a sentença do tribunal e irão receber pequenas compensações financeiras e a cooperação do hacker para criar esse vídeo, noticia a BBC.

O objetivo das 200 mil visualizações foi estipulado para que Jakub F dê o seu máximo para que o vídeo seja visto e a mensagem passe para outros piratas. O vídeo vai ser divulgado num site criado para o efeito e onde já se lê a mensagem: «Não pensei que estivesse a fazer algo de errado. Pensava que não iria afetar as grandes empresas e que era um peixe demasiado pequeno».

Neste momento, o vídeo já conta com 135 mil visualizações.