exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Raspberry Pi Zero: o computador de cinco euros esgotou em 24 horas

O mais recente modelo dos computadores Raspberry Pi esgotou de um dia para o outro. Até à data, a Fundação Raspberry Pi já vendeu mais de cinco milhões de pequenos computadores.

  • 333

Hugo Séneca

Photographer: Matt Richardson mrichardson23@gmail.com

Entre ontem e hoje, foram vendidas 30 mil unidades de Raspberry Pi Zero. O número confirma que o pequeno computador, que custa quatro libras (cerca de 5,6 euros), esgotou em 24 horas

Cerca de 10 mil das unidades da mais placa computacional da Fundação Raspberry Pi foram vendidos através da revista MagPi. As restantes 20 mil unidades foram colocadas à venda nas tradicionais lojas de informática e gadgets.

De acordo com o The Telegraph, já há quem esteja a tentar fazer algum dinheiro com esta corrida ao mais recente Raspberry Pi: no eBay há quem já tenha posto à venda a revista MagPi com a placa computacional por 31 libras (cerca de 44 euros).

O primeiro balanço permite acreditar que a “Raspberrymania” vai continuar entre engenhocas, cientistas e alunos de escola. Até à data já foram vendidos cinco milhões de Raspberry Pi.

Além do preço acessível, Raspberry Pi Zero distingue-se pelas pequenas dimensões (tem um comprimento de três selos de correio). Este pequeno computador está equipado com um processador de 1 GHz e 512 MB de RAM, e ainda sistema operativo da família Linux.

  • 333
  • Jardim do Cabeço das Rolas, Aterros de Carnide e Beirolas, Lispólis, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Quartel dos Sapadores Bombeiros de Chelas. O que têm em comum? Ficam todos em Lisboa – e todos vão passar a albergar os primeiros cinco espaços de experimentação do cluster Lisboa Robotics, que foi apresentado sexta-feira por responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa.