exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Cada português gasta 40,57 euros mensais em pacotes de telecomunicações

Até ao terceiro trimestre de 2015, os portugueses gastaram 1.120 milhões de euros com pacotes de telecomunicações. Entre as modadlidades com maior crescimento, destaque para os pacotes com quatro e cinco serviços de telecomunicações

  • 333

Hugo Séneca

Até ao terceiro trimestre de 2015, foram contabilizados 3,2 milhões de subscritores de pacotes de serviços de telecomunicações. De acordo com o relatório trimestral da Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), a adesão aos pacotes de telecomunicações registou um crescimento de 11,4% face ao mesmo período do ano anterior e já chega a 78% das famílias portuguesas. A mesma Anacom refere que, em média, cada subscritor português paga 40,57 euros mensais por um pacote de telecomunicações.

O Triple Play (TV+Telefone+Internet) ainda é a modalidade com maior procura, com um total de 41,8% - apesar de registarem uma perda de 6,2% de um ano para o outro. Em contrapartida, os pacotes 4P ou 5P (com quatro ou cinco serviços agregados) já totalizam 41,6% dos subscritores quando somados - e revelam um crescimento de 52,9% face ao período homólogo de 2014.

No que toca à competição entre operadores, a Anacom faz a seguinte análise: «a Meo era o prestador com maior quota de serviços em pacote no final do 3º trimestre, 41,8%, seguindo-se o Grupo NOS, com 39,1%, a Vodafone com 13,1% e o Grupo Apax (Cabovisão) com 6%. O grupo NOS foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no período em análise e liderava nas modalidades double play, triple play e quadruple play. A liderança na modalidade quintuple play pertencia à MEO».

Até ao terceiro trimestre de 2015, os operadores faturaram 1.120 milhões de euros com pacotes de telecomunicações.

  • 333