exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Gates cria fundo bilionário para investigar tecnologias limpas

O fundador da Microsoft e filantropo Bill Gates vai anunciar uma iniciativa em conjunto com vários países desenvolvidos e em desenvolvimento com vista à investigação de tecnologias limpas.

  • 333

França, Índia, EUA, Coreia do Sul, Indonésia, Arábia Saudita, Austrália, Canadá e Noruega fazem parte da primeira lista deste fundo criado por Bil Gates. A apresentação deve ficar a cargo de Bill Gates para hoje, o primeiro dia da conferência sobre o clima que decorre em Paris. Depois da apresentação em conjunto com o primeiro ministro da Índia e com os presidentes dos EUA e França, mais países devem juntar-se à iniciativa.

Os mentores da Clean Tech Initiative defendem que os paises devem duplicar o investimento na investigação de tecnologias limpas até 2020 e que deve ser procurado também o investimento privado. Os países em vias de desenvolvimento pedem mais ajuda dos países mais ricos para terem acesso a tecnologias que usem energias renováveis ou de zero emissões, reduzindo os custos de acesso ou as barreiras como a propriedade intelectual, explica a Reuters.

Bill Gates tem reservados mais de dois mil milhões de dólares durante os próximos cinco anos para ajudar a tornar esta iniciativa realidade.

  • 333