exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Revelado documento do FBI a exigir dados de utilizadores

Sabia-se que as autoridades dos EUA “puxavam dos galões” na altura de pedir a empresas da Net e fornecedores de acessos todos os dados sobre determinados utilizadores. Agora, foi revelada publicamente uma carta do FBI com esse “pedido”.

  • 333

A carta foi divulgada na sequência de um caso que está no tribunal há 11 anos e onde o fundador da Calyx Internet Access se queixa dos dados que lhe foram pedidos e não concorda em cedê-los. Agora, o tribunal decidiu revelar publicamente a National Security Letter, ou NSL, um documento usado por entidades como o FBI quando pretendem dados de cidadãos que estão a vigiar, sem autorização do tribunal.

Este tipo de documentos já existe desde a década de 1970, mas a utilização passou a ser mais frequente depois do 11 de setembro, explica a Reuters. A parte final de todos estes documentos é semelhante, com a empresa a ser “aconselhada” a não partilhar os conteúdos da carta com outras empresas ou indivíduos.

As NSL obrigam as empresas a ceder todo o tipo de dados, incluindo os endereços IP e localização conseguida pelas torres de telemóvel.

Não se sabe quantas cartas são entregues pelas autoridades às empresas e fornecedores de acesso à Net por dia ou mês ou ano, mas sabe-se que o número deve chegar às dezenas de milhares por ano.