exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Hour of Code: mudar o mundo numa hora de programação

Na próxima semana, as várias escolas do País vão poder participar na Hour Of Code. De acordo com a organização do evento mundial, o evento está aberto para pessoas dos 4 aos 104 anos de idade.

  • 333

A Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) acaba de lançar o repto: a Hour of Code decorre entre 7 e 13 de dezembro - e a associação pretende alargar a participação neste evento didático às escolas dos vários pontos do País.

A Hour of Code Portugal é a variante nacional de uma iniciativa da Code.org, que está integrada na Computer Science education Week. A ANPRI recorda que se trata de «um evento mundial para que qualquer pessoa, de qualquer idade tenha contacto com os conceitos das Ciências da Computação».

A organização do evento disponibiliza tutoriais que ajudam a programar na linguagem por interface gráfico Blockly, mas os responsáveis da ANPRI lembram que os participantes podem desenvolver os seus próprios tutoriais para outras linguagens de programação. Nas páginas associadas ao evento mundial também existem tutoriais que facilitam o ensino dos rudimentos em Javascript.

Além dos objetivos didáticos, o evento conta ainda com uma vertente competitiva: as escolas que se inscreverem no evento, vão poder candidatar-se a prémios. O Hour Of Code está presente em 180 países, e disponibiliza recursos e materiais didáticos em mais de 40 línguas.