exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Mercado dos tablets deve diminuir 8% este ano

A previsão da IDC é que as vendas de tablets baixem 8% este ano e que a próxima grande tendência sejam os tablets com teclado físico.

  • 333

Os fabricantes devem colocar no mercado 211,3 milhões de tablets este ano, o que representa uma queda de 8% face ao ano anterior e está em linha com três trimestres de quebras sucessivas. Os números da IDC mostram que os tablets detachable, híbridos com teclado físico, vão passar a representar uma fatia cada vez maior do segmento.

«A proliferação de ofertas detachable por parte dos fabricantes vai ajudar com esta movimentação. Já estamos a ver o impacto, com os principais players – Apple, Google e Microsoft – a terem ofertas físicas», explica Jean Philippe Bouchard, da IDC.

Do lado da Apple, a aposta no iPad Pro vai ajudar a marca a crescer nos tablets, nomeadamente no segmento empresarial. A Microsoft, com os tablets com Windows, deve duplicar a sua penetração no mercado.

Espera-se que em 2019 as preferências do público recaiam maioritariamente sobre os tablets com ecrãs entre as 9 e as 13 polegadas (55%) e menos sobre os tablets pequenos, de 7 a 9 polegadas (43%).

  • 333