exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung aceita pagar 504 milhões à Apple

A Samsung vai pagar mais de metade da indemnização milionária acordada pela justiça norte-americana. Em 2016, irá saber-se se a marca sul-coreana terá de pagar mais algum montante de indemnização.

  • 333

Hugo Séneca

A Samsung e a Apple chegaram a um acordo judicial para pôr termo à disputa de patentes que têm travado nos tribunais durante os últimos anos. Segundo documentos que deram entrada num tribunal da Califórnia, a marca sul coreana vai pagar à produtora do iPhone 548 milhões de dólares (cerca de 504 milhões de euros) para fechar um primeiro capítulo neste processo.

A BBC refere que, apesar de estabelecer um valor de indemnização, este acordo poderá não significar o fim deste processo iniciado em 2011. Durante o próximo ano, o mesmo tribunal deverá pronunciar-se sobre o eventual pagamento de outras indemnizações à Apple.

O valor agora acordado deverá corresponder apenas a uma parte da indemnização de 930 milhões de dólares que foi fixado num dos recursos a que o processo foi sujeito. Mesmo aceitando pagar os 548 milhões de dólares 10 dias após a receção de recibo, a Samsung não abdica de, mais tarde, poder reaver a soma, se este caso tiver uma evolução em sentido contrário à que aparenta assumir atualmente.

O Gabinete de Registo de Patentes e Marcas dos EUA está a analisar patentes de tecnologias usadas pelos telemóveis e tablets da Apple. Este processo de análise poderá vir a apurar de novos dados que, eventualmente, ajudarão a pôr termo à disputa entre as duas gigantes das tecnologias. Pelo menos numa dessas análises, o resultado foi menos animador para a Apple: a patente relativa ao zoom com os dois dedos foi considerada inválida.

  • 333